A tradução literal de copywriting é a redação de textos publicitários, mas para chegar a isso é preciso fazer primeiro um estudo profundo do produto que queremos vender.
Este processo se converte em uma arte, se além do conhecimento que temos das técnicas a aplicar, utilizamos a percepção do cliente a nosso favor e transmitimos a ele uma mensagem contundente. Isso reforçará ainda mais a opinião positiva do consumidor e assim falamos dessa arte que torna atrativa qualquer coisa que, apresentada de outra maneira, passaria despercebida com toda certeza.
Partiremos da premissa fundamental do marketing de satisfazer os desejos do consumidor e como chegar a poder satisfazê-lo com nosso produto. Para isso, podemos segmentar essa necessidade dependendo de se já temos uma mercadoria, com o qual teremos que buscar um clietne para ela, ou mesmo criando um produto que, com a análise prévia de mercado, deduzimos que tem demanda. Se nos encontramos na primeira situação, teremos que fazer uma segmentação do mercado, saber o perfil do cliente potencial de nossa mercadoria e encontrar o caminho para nos dirigirmos a ele com o máximo de profissionalismo.
O conhecimento das técnicas e ferramentas necessárias para obter uma boa campanha é importantíssimo. Por isso, uma vez analisado o perfil do consumidor poremos mãos à obra na apresentação do produto e depois utilizaremos todos os mecanismos imprescindíveis para fazê-lo chegar a ele. Nosso artigo deve ser de qualidade, com preço competitivo e uma apresentação impecável. A imagem do produto deve destacar o melhor dele e criar uma conexão com o cliente.
Durante todos os artigos que compõem esta seção de copywriting vamos utilizar um produto aleatório como exemplo, sempre o mesmo para podermos observar e comparar a evolução. Neste caso escolhemos uma bicicleta que será vendida em uma loja virtual e criaremos sua campanha.
A página em que será vendida terá todos os elementos técnicos necessários para trazer segurança, confiabilidade e informações ao comprador. Apresentará o produto em um slider em sua página principal, terá sua própria landing page, sua página de compra como os demais produtos, haverá uma campanha por e-mail, nas redes sociais e no Google.
A fotografia como requisito fundamental de percepção:
Podemos representar nosso produto de maneira individual ou colocando em situação prática ao cliente. Individualmente é conveniente mostrar o artigo com uma boa luz de estúdio, sem nada que distraia a atenção do espectador e fazendo zooms dos componentes mais importantes. A resolução e a perspectiva da foto mostrarão um produto impecável, sem deformidades e com o máximo realismo possível.
Exemplo de dos fotografias de um mesmo produto em páginas web diferentes.
Título e descrição do produto:
Colocar um título pensando nos buscadores e otimizar o SEO ao máximo nos facilitará o trabalho posterior de expansão e posicionamento na internet. Uma boa descrição e a informação técnica mais significativa servirão para comunicar ao cliente a maior quantidade possível de dados que ele precisa para conhecer e confiar no produto.
Também podemos aumentar vendas se mostrarmos módulos ou plugins de redes sociais, opiniões ou sliders de artigos relacionados com o produto.
Filtros de navegação por categorias:
Se estão bem estruturados facilitam a busca de produtos específicos. É aconselhável que o produto tenha as características o mais bem definidas possível, marca, cor, tamanho, etc.
Muitos clientes utilizam a pesquisa facetada se estão buscando um artigo ou seus similares, pois dessa forma encontrar o produto desejado será muito mais rápido e eficaz dentro de sua categoria.
Quando o produto já está online é hora de começar a campanha publicitária.
Imagem corporativa, a percepção de uma empresa
A imagem corporativa de una empresa é o conjunto global de elementos de comunicação que nos fazem perceber a essência dessa sociedade.
Traçar um plano de marketing eficaz
Quando cliente nos encomenda um projeto temos que criar um plano de marketing inovador, personalizado e eficaz para conseguir que seu produto seja competitivo.
Blogueiro 2.0
Existem muitos motivos para criar um Blog e ir além e converter-se em um autêntico Blogueiro.