A imagem corporativa de uma empresa é o conjunto global de elementos de comunicação que nos fazem perceber a essência dessa sociedade. Nós os captamos através dos sentidos, mas os elementos fundamentais são os ícones visuais que reduzen a mensagem à mínima expressão.
Os componentes principais da imagem corporativa:
Marca (brand) : é o conjunto de símbolos distintivos de um produto ou serviço dentro do mercado. Cabe destacar aqui o nome e o aspecto psicológico que associam os consumidores com relação à empresa ofertante.
Logotipo: é a composição tipográfica do nome da marca.
Isotipo: é o ícone representativo da companhia.
Imagotipo: união dos dois anteriores em uma só imagem.
O logo perfeito:
![El logo perfecto O logo perfeito](https://mlmwqr5u2pro.i.optimole.com/cb:i8zt~3e0a7/w:540/h:338/q:mauto/f:best/ig:avif/https://www.pactovisual.com.br/wp-content/uploads/2016/05/o-logo-perfeito-1.jpg)
Devemos realizar estudos prévios antes de criar qualquer logotipo.
Criaremos um branding em sua totalidade para aportar tudo o que uma imagem corporativa deve transmitir. Nos informarmos sobre todo o relacionado com a empresa, estudar seu setor, concorrência e a que público serão dirigidos. Nos baseando nisto estudaremos a cor o cores apropriados, o tipo de fontes que usaremos, criaremos um slogan se necessário e começaríamos a modelar.
![El logo perfecto O logo perfeito](https://mlmwqr5u2pro.i.optimole.com/cb:i8zt~3e0a7/w:540/h:338/q:eco/f:best/ig:avif/https://www.pactovisual.com.br/wp-content/uploads/2016/05/o-logo-perfeito-2.jpg)
Aplicando a cor (psicologia).
A cor é uma característica visual e criativa que pode fazer que mude o significado visual do logotipo.
Verde: está fortemente relacionado com a medicina e o meio ambiente.
Laranja: transmite positividade.
Vermelho: se associa a sentimentos em publicidade.
Azul: integridade e seriedade.
Preto: elegância e solidez.
![El logo perfecto O logo perfeito](https://mlmwqr5u2pro.i.optimole.com/cb:i8zt~3e0a7/w:540/h:338/q:eco/f:best/ig:avif/https://www.pactovisual.com.br/wp-content/uploads/2016/05/O-LOGO-PERFEITO-3.jpg)
A tipografia lhe dará personalidade.
Clássicas: são legíveis e funcionam sempre muito bem.
Sans serif: transmitem modernidade e são muito recomentáveis.
Script: caligráficas, proporcionam elegância e frescor.
Se você optar por usar duas fontes no logo, assegure-se de que sejam harmoniosas.
![El logo perfecto O logo perfeito](https://mlmwqr5u2pro.i.optimole.com/cb:i8zt~3e0a7/w:1080/h:675/q:eco/f:best/ig:avif/https://www.pactovisual.com.br/wp-content/uploads/2016/05/o-logo-perfeito-4-1.jpg)
Redigir um slogan.
· Inspirador.
· Impactante.
· Original.
· Chave.
· Poderoso.
![El logo perfecto El logo perfecto](https://mlmwqr5u2pro.i.optimole.com/cb:i8zt~3e0a7/w:540/h:338/q:eco/f:best/ig:avif/https://www.pactovisual.com.br/wp-content/uploads/2016/05/o-logo-perfeito-5.jpg)
Criando vínculos.
· Conectar a marca com seu público objetivo.
· Estabelecer fidelidade e confiança entre os consumidores.
· Identificação perceptiva.
· Associação de conceitos.
· Com mais aspirações que inspirações:
![El logo perfecto El logo perfecto](https://mlmwqr5u2pro.i.optimole.com/cb:i8zt~3e0a7/w:540/h:338/q:eco/f:best/ig:avif/https://www.pactovisual.com.br/wp-content/uploads/2016/05/o-logo-perfeito-6.jpg)
Modelar e tecnicizar a ideia.
Lápis e papel: é imprescindível esboçar o desenho.
Vetorizar: com o software necessário, criamos a imagem técnica do logotipo.
Logotipos responsivos.
A evolução da tecnologia nos levou a adaptar o desenho de um website a diferentes dispositivos. O mesmo ocorreu com as imagens corporativas das companhias e seus logotipos.
Um bom logotipo é aquele que se adapta e os desenhos responsivos destes vão de mais a menos. Passam do logo inicial a ir se simplificando até ficar apenas no isotipo da marca.
Joe Harrison conseguiu criar desenhos responsivos das maiores marcas que funcionam à perfeição. Aqui você pode ver um exemplo de seus trabalhos. São magníficos.
![Logotipos responsive Logotipos responsive](https://mlmwqr5u2pro.i.optimole.com/cb:i8zt~3e0a7/w:auto/h:auto/q:eco/f:best/ig:avif/https://www.pactovisual.com.br/wp-content/uploads/2016/05/logos-responsive.jpg)
Traçar um plano de marketing eficaz
Quando cliente nos encomenda um projeto temos que criar um plano de marketing inovador, personalizado e eficaz para conseguir que seu produto seja competitivo.
Blogueiro 2.0
Existem muitos motivos para criar um Blog e ir além e converter-se em um autêntico Blogueiro.
A cor como ferramenta de desenho web
Um dos fatores chave no desenho de uma página web é o tratamento da cor. As percepções na tela são muito diferentes das que temos em papel.